Tráficos de seres Humanos uma Triste Realidade
Algumas dicas de alerta sobre esse tipo de crime
Todos os dias, cada vez mais mulheres sofrem com um novo crime: o tráfico internacional de mulheres, um comércio ilegal que movimenta mais de US$ 9bilhões por ano. Esse é um negócio tão grande que só perde para o tráfico de drogas e de armas. As mulheres são presas e exploradas sexualmente e, na maioria das vezes, não voltam para sua família.
- Apesar de as vítimas serem, em sua maioria, mais humildes, todas as mulheres são alvo
- Se você recebeu uma proposta sem referências para melhorar de vida no exterior, desconfie
- O aliciador pode ser uma mulher. As mulheres, principalmente as conhecidas, se aproximam mais facilmente
- Propostas amorosas súbitas devem ser vistas com desconfiança
- Nunca entregue seu passaporte a ninguém
- Mantenha sempre contato com familiares
- Em caso de emergência no exterior, procure a embaixada ou consulado do seu país no local do seu destino
Ministério da Justiça do Brasil
Conheça no site do Ministério da Justiça /Segurança Pública a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
https://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ1C5BF609PTBRIE.htm
Se você suspeitar de alguém que possa estar cometendo esse crime aliciando mulheres denuncie:
0800 99050 ou ligue para a Polícia Federal - em São Paulo, capital telefone-194 ou o Comitê de Direitos Humanos da capital de São Paulo
Comitê Paulista de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos
Parceria na capital de São Paulo busca levantar dados, propor implementar soluções Conscientização e denúncia orientam as ações.
Os direitos humanos enfrentam um grave problema: o tráfico de seres humanos. No Brasil não existem dados consolidados sobre o assunto, o que aumenta o desafio na sua eliminação. Como forma de combate a este mal foi firmado no final de 2006 um “Termo de Cooperação Técnica” entre Comitê Paulista de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Ao combinar esforços, conhecimentos técnicos, científicos e metodológicos será implantada ação conjunta para promover o Programa de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos no Estado de São Paulo.
A sede do Comitê Paulista de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos é a SJDC, Páteo do Colégio, 148 / 184 - Centro - São Paulo capital.
Mais informações no site da Comissão Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo:
https://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/cmdh
Escritório de Combate ao Tráfico de Seres Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo
https://www.justica.sp.gov.br/
Com o intuito de tratar efetivamente da questão do tráfico é que o Governo do Estado de São Paulo por meio de sua Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania em conjunto com o Governo Federal e com o apoio de parceiros ligados ao tema (Consulado dos Estados Unidos da América, Serviço da Mulher Marginalizada (SMM), Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD)), implementam o primeiro Escritório de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos do país.
Objetivo específico do escritório
O objetivo do escritório é garantir orientação e atendimento adequados às vítimas e seus familiares, ser uma fonte de informação para os profissionais e ativistas envolvidos com o tema e para o público em geral, promover a sensibilização e formação de autoridades e agentes policiais, operadores do direito, entre outros. https://www.justica.sp.gov.br/Modulo.asp?Modulo=503